Inteligência Artificial

O que é Inteligência Artificial e Machine Learning?

Inteligência artificial é a capacidade que os objetos têm de pensar, raciocinar e agir como seres humanos, tomando decisões satisfatórias, resolvendo problemas e aprendendo com cada experiência. 

O termo inteligência artificial surgiu em 1956, logo após a segunda guerra mundial, e tem como criador um cientista da computação chamado John McCarthy.

Apesar de não ser um conceito novo,  o termo tornou-se muito mais relevante ao se integrar com Big Data.

Big Data é a grande quantidade de dados que são gerados por pessoas ou empresas. Mas essa grande quantidade de dados não tem muito significado em seu estágio bruto, é preciso passar por um processo de organização, de forma que através do cruzamento de dados e associações criadas, esses dados se transformem em uma informação de valor para quem a possui e possibilite uma melhor tomada de decisão.

E aqui entra a inteligência artificial. Com o seu comportamento semelhante aos humanos, ela consegue analisar, entender padrões no Big Data e gerar informações relevantes.

Um exemplo simplório disso é quando você está a pesquisar por um determinado produto na web e começa a ser perseguido por propagandas daquele tipo de produto, te induzindo  à compra.

Mas a inteligência artificial é muito mais do que isso, seu conceito se tornou mais amplo, ela vem marcando presença em diversos setores da sociedade e proporcionando uma revolução no campo da indústria.

Leia também: A tecnologia na quarta revolução industrial e as profissões

O que é Machine Learning?

Faz parte da inteligência artificial, a machine learning é a capacidade de uma máquina ser exposta a uma gama de dados, ‘pensar’ sobre isso e tomar uma decisão baseada na análise desses dados, sem que a máquina tenha sido programada para tomar aquela decisão específica.

Diante disso, a machine learning permite que o software se melhore, evolua, e se torne mais inteligente. É como se o software ganhasse experiência e agora ele pode se decidir e melhorar diante de situações, que porventura, sejam semelhantes.

Esse é um assunto mais amplo e complexo que a cada dia que passa fará parte de nossos dias e talvez nem nos daremos conta de sua atuação em nosso meio.

Assista ao vídeo abaixo produzido pelo Canal Nerdologia e reflita mais sobre o conceito da inteligência artificial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *